Home
Resultados
Convênios
Fale Conosco
   
   
 
LABORATÓRIO PERFIL
A empresa
Missão e Valores
Gestão de Qualidade
Unidades de Coletas
DIRETORIA
Equipe
SERVIÇOS
Médicos Solicitantes
Parceria com Empresas
Laboratórios Apoiados
REDES DE CONVÊNIOS
Nossos convênios
EXAMES
Consulte suas dúvidas
ESPAÇO SAÚDE
Informativos
LINKS ÚTEIS
Links
Informativo
Computação em nuvem impulsiona a inovação - 13/08/2008 12:38:17

Computação em nuvem impulsiona a inovação

Nicholas Carr alerta empresas para a necessidade de adotar cloud computing se não quiserem tornar-se obsoletas
Thais Aline Cerioni
Publicada em 12 de agosto de 2008 às 12h43

Menos polêmico do que se esperava, Nicholas Carr abriu o Interop São Paulo com a apresentação “TI na era da computação em nuvem”, a qual procura mostrar os impactos do desenvolvimento das capacidades de processamento e de conectividade para os negócios das empresas.

O executivo, famoso pelo artigo “IT doesn’t matter”, publicado em 2003 na Harward Business Review, comparou mais uma vez a tecnologia à energia elétrica. Segundo ele, assim como a eletricidade promoveu diversas inovações quando tornou-se barata e disseminada, a cloud computing deve impulsionar a inovação corporativa. “A computação em nuvem é muito mais do que uma nova tecnologia. Significa a oportunidade de os departamentos de TI  começarem a pensar em novos produtos e novas formas de fazer negócio”, prevê Carr.

A transformação, entretanto, depende de um processo de adaptação das organizações de TI, que deve acontecer ao longo dos próximos cinco a dez anos. “Nós, como indivíduos, naturalmente gravitamos em direção à computação em nuvem por ela ser mais simples e mais barata que o modelo tradicional”, aponta. “Ao longo do tempo, as empresas terão de ir para esse modelo também ou cairão na obsolescência.”

A mudança demanda, segundo Carr, a reengenharia da infra-estrutura de TI e uma nova forma de pensar as interfaces com os usuários. Além disso, ele destaca a necessidade de as empresas mudarem a forma como enxergam seus departamentos de tecnologia da informação, que terão de ser menos técnicos, menos controladores e menos dedicados à manutenção. Em sua visão, a computação em nuvem é a base para a inovação.

 
 
... Todos os direitos reservados ao Laboratório Perfil ...