Home
Resultados
Convênios
Fale Conosco
   
   
 
LABORATÓRIO PERFIL
A empresa
Missão e Valores
Gestão de Qualidade
Unidades de Coletas
DIRETORIA
Equipe
SERVIÇOS
Laboratórios Apoiados
Médicos Solicitantes
Parceria com Empresas
REDES DE CONVÊNIOS
Nossos convênios
EXAMES
Consulte suas dúvidas
ESPAÇO SAÚDE
Informativos
LINKS ÚTEIS
Links
Informativo
Falta de profissionais de T. I, preocupa CIOs do setor petroquímico. - 11/08/2008 17:02:16

Falta de profissionais especializados preocupa CIOs do setor petroquímico

Tecnologias de colaboração, mobilidade e ERP estão entre os principais focos de investimento para os executivos de TI da área
Thais Aline Cerioni
Publicada em 05 de agosto de 2008 às 17h03

Que a falta de profissionais capacitados assombra o mercado de TI não é novidade. Para os CIOs do setor petroquímico, entretanto, a questão torna-se mais grave. Isto acontece porque não existem, no Brasil, profissionais de TI com foco em um dos segmentos em que há mais demanda do negócio por tecnologia da informação – a área de upstream, ou extração.

"Estamos trazendo 60 pessoas do exterior para atender às necessidades da operação de upstream. Isto é muito ruim, especialmente sob o aspecto de custo, pois fica muito mais caro", reclama Luis Felipe Pinto, gerente de telecomunicações da Chevron, durante painel de CIOs do setor petroquímico realizado no Festival de Tecnologia de Petrópolis. Rômulo Barroso, CIO da Shell, faz coro e conta que está passando por situação semelhante. "Um dos nossos principais desafios é criar um ambiente de computação técnica para upstream. Temos fornecedores globais que não possuem presença local, pouca experiência no País e, por conseqüência, um time projeto virtual, muito mais complicado de gerenciar", explica.

Quando o assunto são as tecnologias que devem ser alvo dos investimentos de TI do setor nos próximos anos, o grande destaque são as soluções de mobilidade, especialmente para atender às equipes localizadas nas bases petrolíferas. Os esforços para centralizar, atualizar e integrar os sistemas de gestão também estão na agenda dos executivos do setor, assim como as tecnologias de Web 2.0 que, surpreendentemente, já compõem a pauta dos projetos.

 
 
... Todos os direitos reservados ao Laboratório Perfil ...